ATENÇÃO AO PACIENTEDicas para Saúde Vascular

Preste atenção aos seus pés

Normalmente, não prestamos muita atenção aos nossos pés, mas eles estão na periferia do sistema circulatório e, por isso, sofrem mais com qualquer obstrução da corrente sanguínea, além de serem menos aquecidos. A obstrução de artérias grandes (como femoral, ilíaca e até aorta) e menores (pediosa, poplítea) leva à falta de sangue crônica, inicialmente nos dedos, avançando para a raiz da coxa. As consequências disso são a diminuição dos pelos das pernas e a palidez da planta dos pés e dedos. Em casos mais greves, a pele se torna escura e com feridas. Um exame simples pode identificar essa condição. Se você se identificou com algum dos sintomas procure seu médico.

Gravidez x Varizes

Durante a gravidez, a mulher passa por uma série de mudanças no seu corpo e pode desenvolver varizes, que podem desaparecer após o parto. Mas, se por ventura, ela já tiver alguma elas tendem a piorar na gestação, pois há um aumento no volume de sangue e aumento da pressão nas veias das pernas provocado pela posição do bebê. A mudança da consistência do sangue também aumenta o risco de formação de coágulos.

Refresque suas pernas

Com o aumento da temperatura, é comum sentirmos uma sensação de cansaço, especialmente nas pernas. Isso acontece porque as veias dilatam, pois o corpo precisa favorecer a transpiração e fazer uma troca de calor com o meio ambiente para que a pressão não fique muito alta. Para aliviar essa sensação, beba muita água, pratique exercícios (especialmente de manhã cedo ou ao entardecer, quando o sol não estiver muito quente) e, sempre que possível, refresque seus pés com água.

Vai fazer uma sessão de escleroterapia?

Fique atenta a essas recomendações pré-sessão:
• Evitar o uso de derivados do ácido acetil salicílico a partir da semana anterior ao início do tratamento (ajuda a evitar a formação de manchas arroxeadas);
• Lavar bem o local a ser tratado, antes da aplicação;
• Não usar cremes e nem fazer depilação antes da sessão, nem imediatamente após a aplicação;
• Logo após a sessão de escleroterapia, caminhar ou exercitar as pernas por aproximadamente 30 minutos;
• Manter os curativos compressivos por duas horas após a aplicação;
• Usar meia elástica - deve ser colocada de manhã e retirada à noite;
• Manter um programa diário de atividade física para assegurar um bom tônus muscular nas pernas.

Dicas de alimentação

As varizes são causadas diretamente por problemas de circulação, que se ocasionam por diversos motivos como a falta de exercícios físicos e até mesmo má alimentação. Para preservar os cuidados com sua saúde e melhorar sua circulação através de uma boa alimentação, separamos uma lista de 7 alimentos que podem ajudá-lo a fugir deste problema:
• Tomates;
• Chocolate amargo;
• Sementes de Girassol;
• Gengibre;
• GinkgoBiloba;
• Salmão e Abacate;
• Frutas Cítricas e oleaginosas.

Fumo x Doenças Arteriais

Não é possível afirmar que fumar causa varizes. No entanto, sabe-se que o tabaco é fator de risco para doenças arteriais e coronarianas, principalmente a aterosclerose. Embora não comprovado, sugere-se que o cigarro enfraquece a parede da veia, propiciando a dilatação e a formação de varizes. Então, aí está mais uma razão para parar de fumar, não é mesmo?

Durante a menstruação o desconforto com as varizes é mais acentuado

Muitas pacientes reclamam que, durante o período menstrual, sentem-se mais incomodadas com as varizes. Isso de fato acontece e a explicação está ligada aos hormônios femininos, que dilatam as veias e acabam por gerar o desconforto.

Varizes: quando procurar ajuda?

As varizes, normalmente, não provocam sintomas. No entanto, alguns sinais de alerta devem ser observados:
- Presença de veias tortuosas, azuladas, visíveis sob a pele.
- Grupamento de finos vasos avermelhados, também visíveis sob a pele.
- Sensação de queimação nas pernas e planta dos pés.
- Inchação predominante nos tornozelos e ao final do dia.
- Prurido ou coceira.
- Sensação de fadiga nas pernas.
- Sensação de peso nas pernas.
- Cãibras.

Varizes x Salto Alto

Se você usa muito salto alto, temos uma dica valiosa para amenizar o impacto circulatório e evitar varizes. Sentada, faça movimentos como se estivesse pisando intermitentemente no pedal do acelerador do carro. Este exercício melhora o retorno do sangue para o coração.

Por que tratar varizes?

Tratar varizes não é apenas uma questão estética. Varizes não tratadas podem causar problemas mais sérios, como eczemas, dermatites, flebites e tromboses. Por isso, se você notou a presença de varizes, não deixe de investigar. O inverno é uma época bastante apropriada para o tratamento, pois, com o friozinho, as saias e vestidos começam a dar lugar às calças e é bem importante não tomar sol durante o tratamento.

O que são varizes?

Varizes são veias dilatadas, deformadas ou que não conseguem bombear suficientemente o sangue. Normalmente, elas ocorrem nas pernas e pés, pois são essas as veias que têm que fazer mais esforço para fazer com que o sangue retorne ao coração, uma vez que estão bombeando no sentido contrário à gravidade.

Pernas para cima

No verão, evite ficar muito tempo em pé para evitar o inchaço (edema) nas pernas.. Beba bastante água e no final do dia, coloque as pernas para cima por alguns minutos.

Escleroterapia e sua relação com manchas na pele

Começou a Primavera e muitas pessoas perguntam:
Tomar sol após alguma aplicação de escleroterapia pode manchar a pele?
Pele é muito variável. O ideal é evitar exposições precoces, em especial se houver a formação de pequenas esquimoses (espécie de hematoma comum no tratamento da escleroterapia). Por isso recomendamos que a melhor época para "secar Varizes" é antes do período de praia ou piscina.

A importância da atividade física

Praticar atividade física fortalece a musculatura da panturrilha e a mantém em constante atividade de contração. Com isso, o sangue que irriga as pernas consegue voltar para o coração com maior facilidade, não ficando acumulado nos membros, que é a causa das varizes. Aproveite este final de semana com tempo bom e faça exercícios físicos ao ar livre. Seu corpo irá agradecer!

Bom humor

Claro que não existem regras para esse estado de espírito mas, podemos sugerir dicas simples que fazem muito bem. Não deixe o trabalho, a escola, o namorado ou a família ocuparem todo o seu tempo: saiba balancear e sempre reserve um tempo só para você. Sorria todos os dias, se você não conseguir, lembre-se do dia mais feliz da sua vida. Somente a lembrança já irá alegrá-lo.

Exercícios físicos

Os exercícios são necessários e uma realidade para todos nós, independente de sexo e faixa etária. No entanto, algumas atividades esportivas ou físicas são mais recomendadas para determinadas idades. De uma maneira geral, o exercício aeróbico (natação, judô, capoeira, pequenas corridas, caminhadas, etc.) é muito saudável, pois leva a um bom condicionamento cardiorrespiratório. Nunca se esqueça que o importante é se mover e se afastar do sedentarismo. Quem pratica alguma atividade física de forma regular só tem ganhar, pois vive muito mais disposto e relaxado. Lembre-se: antes de iniciar qualquer atividade física específica é importante um aconselhamento médico.

Alimentação

Para uma boa alimentação é necessário um café da manhã reforçado e refeições balanceadas no almoço e jantar. Os “lanchinhos” da tarde devem ser leves, à base de frutas, iogurtes desnatados, e cereais. Recomendamos que suas refeições sejam sempre variadas e equilibradas, nunca exagerando e se concentrando em um único alimento. Você se lembra do velho ditado: “Tudo que é demais faz mal”? Pois é, nunca se esqueça dele na hora de preparar seu prato! Faço da sua alimentação um conjunto de proteínas, carboidratos, minerais e vitaminas (tudo na medida certa). Beba ao menos dois litros de água por dia.

Cuide de sua saúde

É muito importante estar sempre atento com a sua saúde. Além de manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, é necessário visitar o médico frequentemente. Deixe que ele acompanhe seu estado clínico (estando doente ou não). Checagens periódicas como: exames cardiológicos e laboratorial sanguíneo, exame clínico com verificação de pressão e ritmo cardíaco entre outros, são muito importantes. Adquira esse hábito e faça periodicamente.

Sobre as Doenças Vasculares

Doenças vasculares são problemas que afetam o Sistema Cardiovascular e podem prejudicar a circulação sanguínea.

Fatores de Risco

Dentre os principais fatores de risco para o Sistema Cardiovascular temos:

  • Idade;
  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Tabagismo;
  • Hipertensão;
  • Sedentarismo;
  • História familiar;
  • Estresse excessivo;
  • Colesterol elevado;
  • Consumo de bebidas alcoólicas;

Prevenção

Cuidados para prevenção de problemas no Sistema Cardiovascular:

  • Parar de fumar;
  • Controle regularmente a sua pressão arterial, o seu nível de açúcar e gorduras no sangue;
  • Tenha uma alimentação mais saudável, privilegiando o consumo de legumes, vegetais, fruta e cereais;
  • Pratique exercício físico moderado com regularidade;
  • A partir de uma determinada idade (50 anos para as mulheres e 40 anos para os homens) é aconselhável a realização de exames periódicos de saúde;
  • A prevenção deve começar mais cedo para os indivíduos com história familiar.