É definido como uma dilatação da artéria, geralmente na barriga, que ocorre por fraqueza de sua parede. O coração também pode ter aneurisma. A Aorta é a maior artéria do nosso corpo. Tem início no coração e término no abdome na altura da cicatriz umbilical.
O Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA) é causado por um enfraquecimento da sua parede. Sabemos que existe uma predisposição familiar, pois filhos de pais com AAA têm maior chance de desenvolvê-lo. A incidência de aneurisma da aorta após 50 anos de idade é de 3%, após 65 anos é de 7%, e após 80 anos é de mais de 10%.
Diagnóstico
O aneurisma da aorta é diagnosticado por meio da palpação abdominal realizada pelo médico, por ultrassom do abdome, por ecocardiograma do coração, por ressonância magnética e por tomografia computadorizada. Nos aneurismas sem dor e pequenos, podemos fazer reavaliações periódicas com ultrassom.
A angiotomografia computadorizada é considerado hoje o melhor exame para tomada de decisão sobre o tratamento adequado do aneurisma da aorta.
Complicações
O maior risco dos Aneurismas da Aorta é a ruptura com grande perda de sangue, já que o fluxo vem direto do coração. Se houver ruptura, 9 em cada 10 doentes vão morrer, independente do que se faça para salvá-lo